Pure Life CONCEPT

O Pure Life CONCEPT é um serviço de tratamento e aconselhamento de imagem  inovador em Portugal. Este serviço já está em actividade no Hospital da Luz e em Lúcia Piloto Cabeleireiro & SPA na Avenida 5 de Outubro.

A especialista em tratamento de imagem, Cláudia Piloto, dedica-se especialmente a acompanhar pacientes, que, como consequência da sua doença oncológica ou do seu tratamento, caso da quimioterapia ou doenças do foro dermatológico, têm de enfrentar a perda de cabelo ou alterações no aspecto global da sua pele.

A aceitação é o principal ponto a ser trabalhado pelo paciente sobre a perda do cabelo e isso começa quando nos escolhem para serem acompanhadas.

Os pacientes precisam entender que o tratamento tem início, meio e fim e que a queda de cabelo é temporária.

Criando um relacionamento especial com as doentes e valendo-se da sua experiência profissional e sendo especialista em tratamento de imagem, Cláudia Piloto ajuda a ultrapassar as diferentes etapas de uma doente oncoligica no seu tratamento de quimioterapia em relação à imagem e bem estar da mesma.

Para algumas mulheres, perder o cabelo é um dos maiores desafios  durante a quimioterapia.

 



Os efeitos colaterais do tratamento

Depois das náuseas e vómitos, a queda de cabelo é um dos principais efeitos colaterais da quimioterapia. Isso ocorre porque os químicos atuam tanto nas células cancerígenas como nas saudáveis, e atinge principalmente as células que se multiplicam com mais rapidez, como os folículos pilosos, responsáveis pela produção dos cabelos. Além da perda dos cabelos, a quimioterapia também faz com que os pelos do corpo também caiam. “A quimioterapia é um tratamento continuo, pois o remédio é injetado na veia e liberto na corrente sanguínea, ou seja, ele percorre o corpo todo, ocasionando a queda também do cabelo.

A queda dos cabelos não é imediata e começa a acontecer com 14 a 21 dias depois da primeira sessão de quimioterapia. Eles voltam a nascer cerca de 90 dias após o fim do tratamento, normalmente, um pouco mais crespos e muito secos. A utilização de champô e loções especiais não evita que os cabelos caiam. Apesar de preocupar mais as mulheres, a perda dos cabelos ocorre da mesma forma para os homens e a idade também não influencia na queda.

 

Próteses Capilares (cabeleiras, perucas postiças sintéticas ou naturais)  

As próteses capilares são sintéticas ou naturais, as segundas  dão a possibilidade de uma transformação idêntica ao cabelo original do doente, a nível de textura, cor, brilho e corte.

A prótese capilar faz com que a doente se sinta mais completa,  um passo de a pessoa se sentir normal, dadas as circunstâncias, não é uma questão de vaidade, perder o cabelo é uma mudança radical de vida, é como perder a identidade e a feminidade e a auto - confiança.

A prótese Capilar é transformativa, deixa a paciente viver a sua vida, não, como uma pessoa doente, mas sim como mulher, mãe e amiga. Sem a prótese, a doente  fica mais vulnerável com tendência para o isolamento, mesmo as mais corajosas ficam “presas” ao estigma de serem carecas.  

Um dos objectivos deste serviço passa por melhorar a autoestima destas mulheres o que influencia positivamente o seu processo de tratamento, acreditando que o bem estar e a força interior podem ser impulsionadas com este apoio em termos de imagem.

Muitas das nossas pacientes, quando se veem com a prótese capilar, sentem-se confiantes e bonitas, o primeiro  pensamento é  “sem ela aonde é que ia buscar forças”, como tal, reganham confiança e sentem-se mais atraentes para enfrentar o dia a dia, tentando que este seja o mais natural possível.

A paciente não perde só a confiança e feminidade, tem um efeito psicológico negativo fortíssimo.


O pure life foca-se também no crescimento de um cabelo saudável a seguir à queda.

No pure life, não cuidamos exclusivamente da colocação de próteses capilares, pois, não menos importante é o crescimento saudável do cabelo a seguir aos efeitos devastadores da quimioterapia.

Nem toda a quimioterapia faz com que ocorra a queda de cabelo, mesmo que não se dê a queda, o cabelo vai ficar mais fraco. Essa diferença acontece, pois há um grupo de compostos químicos que provoca esse tipo de efeito colateral. Segundo os médicos, os tipos de Cancro mais comuns e que exigem um tratamento mais forte, como o cancro de mama, leucemias e linfomas são combatidos com remédios que provocam a queda. A dose a ser aplicada em cada paciente também influencia na queda ou não do cabelo, daí essa parte deixamos para os médicos, o pure life não se foca na doença, mas sim na sua cura, acreditamos que com a nossa ajuda,  a parte emocional trabalhada é 50% da cura.

É preciso paciência durante o processo”. O nascimento dos cabelos, os cuidados e hábitos de higienização  precisam ser especiais, como tal o pure life desenvolveu técnicas de desintoxicação dos mesmos.

Seguindo as varias etapas do crescimento do cabelo e garantindo o seu acompanhamento durante dois anos em média, após esse tempo a paciente está pronta a utilizar o cabeleireiro convencional.

Só usamos “champôs” 100% naturais sem sais, sem sulfatos e sem parabenos, fazemos um “detox” orgânico para cabelos, Maquilhagem de terracotas 100% naturais e trabalhamos com a marcas que se focam na regeneração e proteção da pele, produtos estes usados em oncologia há mais de 25 anos, também 100% naturais. a fazer a transição para um novo penteado e, se necessário, a escolher e utilizar a prótese capilar ideal e maquilhagem para cada tipo de rosto, pele e estilo de vida.